Copyright© Centro Acadêmico Arno Preis 2017 -Todos os direitos reservados.

Inscrições abertas para as eleições 2019 do Centro Acadêmico Arno Preis

October 9, 2019

 

Desde o dia 09/10 estão abertas as inscrições para as chapas que pretendem concorrer às eleições da gestão 2020 do Centro Acadêmico Arno Preis. O prazo, que antes era até 29/10, foi prorrogado até 31/10. Para montar um chapa é necessário estar devidamente matriculado no curso para o ano de 2020 e fazer o recolhimento da taxa de 50 reais que é revertida ao caixa da instituição estudantil. Além disso, a chapa deverá ser composta por 12 alunos, sendo 6 homens e 6 mulheres, de no mínimo 3 semestres diferentes.

 

Maiores informações bem como as fichas de inscrição podem ser obtidas pelo atual presidente da Centro Acadêmico e também presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Eduardo Gottardo, através do WhatsApp (19) 99496-8293.

 

MAS AFINAL, PARA QUE SERVE E COMO SE FORMA UM CENTRO ACADÊMICO?

 

Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. Por exemplo, CA de Jornalismo ou CA de história. Cabe ao CA, entre suas tarefas, realizar as discussões com os estudantes do curso para encontrar soluções nos problemas enfrentados, seja na relação com os professores, temas vinculados aos conteúdos e currículos dos cursos ou mesmo questões administrativas.

 

Ele precisa manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando discussões, debates, reuniões, festas e calouradas da maneira mais democrática e aberta possível, para que todos possam participar. Além disso, deve ser um fiscalizador das atividades da instituição. Deve lutar contra o aumento das mensalidades e contra as ações que interfiram o direito dos estudantes. Deve, ainda, observar as formas de aplicação dos recursos e a transparência da gestão, lutando contra o sucateamento da universidade.


Um Diretório Acadêmico (DA) é praticamente a mesma coisa de um CA, exceto pelo fato de ele representar e congregar estudantes de mais de um curso de uma mesma área. Por exemplo, DA de comunicação, que agrega jornalismo, publicidade e audiovisual.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload